As Ilhas Malvinas (cujo nome em inglês é Falkland Islands) são um arquipélago sulamericano, situado no atlântico sul, a uma distância de 480 km da Patagônia, 772 km a noroeste do Cabo de Hornos, 1080 km a oeste das Ilhas Geórgia do Sul e a 940 km da Ilha Elefante, localizada na Antártida.
Existe uma grande quantidade de pequenas ilhas satélites, a mais isolada é a pequena Ilha Beauchene a 55 km ao sul da Punta Del Toro, no extremo meridional da Ilha Soledad. Alguns destes grupos satélites formam verdadeiros arquipélagos, tais como os das Ilhas Sebaldes, situado a noroeste da Grande Malvina. Ao sul das Ilhas Malvinas está o banco Burdwood (planície submarina) encontrado a pouca profundidade e onde, depois de algumas análises, concluiu-se que é um local rico em jazidas de minérios e até petróleo.
Existem 348 km de estradas nas Ilhas Malvinas, das que 83 km são pavimentados. Existem dois serviços de táxi em Port Stanley, meio de transporte que pode ser usado para andar na cidade ou nas áreas em redor.
As Ilhas Malvinas são uma das quatro regiões da América do Sul onde a mão inglesa é adotada, juntamente com a Guiana, o Suriname e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.
Os habitantes denominam-se "ilhéus", os estrangeiros chamam-nos frequentemente de "kelpers". A palavra kelper é mais usada na Argentina com o significado de cidadãos de segunda-classe em referência à situação dos ilhéus antes de serem considerados cidadãos britânicos pelo Ato de Nacionalidade de 1983.
A densidade demográfica está entre as menores do mundo.
Os 3060 kelpers convivem com 1500 soldados britânicos da base de RAF Mount Pleasant.
Nenhum comentário:
Postar um comentário